Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Rio + 20 chega às escolas

Em ano de Rio + 20 as escolas da Rede Pública estão tendo uma preocupação ainda maior em trabalhar a conscientização e a mudança de vida com os alunos.
Só que as escolas se preocupam de que forma podem ensinar sobre sustentabilidade, saúde, meio ambiente, em sala de aula, se as crianças se deparam com uma realidade precária fora da escola, muitos bairros com esgoto aberto, não havendo locais para coleta e reciclagem do lixo, saneamento básico, etc.
Passa a ser uma questão social, tornando- se um problema a ser trabalhado também fora da escola. Por isso que a Coordenadora Solange Lacorte inseriu um novo Projeto Político Pedagógico em 2009 em uma escola que coordenava e é seguido até hoje. Um projeto de interação dos professores com a comunidade de manguinhos, levando os professores a outra realidade sem ser a da escola, a realidade do aluno.
O Ministrante da palestra "Saúde, ambiente e sustentabilidade" o psicólogo Francisco Netto disse: “Acredito que a Rio+20 seja um grande pretexto para mobilizarmos a sociedade e fazer com que importantes questões apareçam”. Netto enfatizou: “O que nós vemos é a vontade dos professores de traduzir esses temas e trazê-los para dentro das escolas.”
Para que essa vontade seja realizada é importante que os professores conheçam os problemas de perto.
Bibliografia:
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/03/rio-20-chega-as-escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário