Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO DURANTE A RIO + 20

Youth Blast
8 a 12 de junho
Organizado pelo ‘Major Group’ da Rio+20 de Crianças e Jovens, evento oficial da juventude para a Rio+20, o ‘Youth Blast’ tem como objetivo capacitar as crianças e jovens presentes na Rio+20; oferecer treinamento em liderança; e proporcionar um espaço para os jovens partilharem as melhores práticas para implementação de soluções e participação na tomada de decisões em nível internacional.

TEDxRio+20
11 a 12 de junho
Em parceria com a ONU, Tedxrio +20 irá reunir um vasto leque de conhecimentos e ideias para nos ajudar a compreender e analisar a extensão do impacto humano no nosso planeta, e reconhecer e refinar nossa capacidade de construir uma nova realidade através do desenvolvimento sustentável.

 
Rio Conventions Pavilion
13  a 22 de junho
Convocada pelas Secretarias dos três acordos ambientais globais surgidos na Cúpula da Terra de 1992 – a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade, juntamente com o ‘Global Environment Facility’ e outros parceiros – o Pavilion realizará um programa de duas semanas de eventos e atividades, apresentando uma exposição retrospectiva e mostrando a contribuição desses tratados para o desenvolvimento sustentável. Apresentações focarão em temas como oceanos, cidades, economia verde, gênero e desenvolvimento.

Global Town Hall Encontro Global dos Municípios na Rio+20
13 a 22 de junho
Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o encontro abordará como “esverdear” a economia urbana e como os governos locais podem melhor contribuir para os objetivos de proteção dos bens comuns globais, bem como melhorar os sistemas de governança global e local.
Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental
15 a 23 de junho
Organizado por mais de 150 grupos e movimentos sociais de vários países, a Cúpula dos Povos exigirá dos governos que deem poder político para a Conferência Rio+20 e implementem suas decisões.






Diálogos de Sustentabilidade Global
16 a 19 de junho
O Governo do Brasil está organizando quatro dias de eventos de diálogo no Riocentro, onde até 50.000 participantes da sociedade civil podem se conectar e compartilhar ideias paralelamente ao programa oficial da ONU. O objetivo é gerar propostas inovadoras de como a sustentabilidade pode ser aplicada a uma série de questões, incluindo segurança alimentar, erradicação da pobreza, crise econômica, energia sustentável para todos, água, oceanos, consumo e produção sustentáveis, inovação e cidades sustentáveis, desemprego, empregos verdes e migração.

Eventos Especiais sobre Cidades Sustentáveis
18 de junho
O ONU-Habitat e a Cidade do Rio de Janeiro estão organizando uma série de eventos e conferências dirigidas ao público em geral e aos meios de comunicação para discutir desafios e oportunidades das áreas urbanas no século 21. O objetivo é gerar debates para reunir propostas inovadoras e alcançar uma abordagem sustentável para todos os aspectos da crescente urbanização. Os Eventos Especiais abertos sobre as cidades sustentáveis culminará no lançamento oficial da iniciativa  “Sou um transformador urbano” (I’m a City Changer), um movimento global de sensibilização sobre as ações positivas que tiveram impactos na vida das pessoas em áreas urbanas. O evento será no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O credenciamento é obrigatório.

Rio+Social
19 de junho
Conversa inédita – social e tecnológica – focada em questões globais relacionadas à sustentabilidade e ao futuro do nosso planeta, o evento Rio+Social reunirá os mais inovadores agentes jovens e as vozes públicas mais influentes para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais. O Rio+Social vai garantir, através de uma extensa transmissão digital, que os jornalistas, jovens ativistas e redes sociais em todo canto tenham uma voz e um chamada à ação para o desenvolvimento sustentável. Organizado pela Fundação das Nações Unidas (UN Foundation) com parceiros Ericsson, Mashable e 92nd Street Y.

Fórum de Líderes Mulheres Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável
19 a 21 de junho
Organizado pela ONU Mulheres e pelo Governo do Brasil, o Fórum vai reunir mulheres chefes de Estado e de Governo e outras mulheres líderes e defensores da igualdade de gênero. O Fórum terá sua conclusão em uma Cúpula em 21 de junho, quando as líderes são esperadas para fazer uma chamada à ação para elevar a contribuição vital das mulheres para a realização do desenvolvimento sustentável, bem como para serem beneficiadas por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário