Durante cinco dias, uma equipe multidisciplinar de professores e cientistas da PUC-Rio participou da Conferência Planet Under Pressure, em Londres,com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre questões ambientais e estreitar as relações da Universidade com conferencistas e organizadores dos dois eventos que irão movimentar o Campus Gávea uma semana antes da Rio+20: o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo International Council for Science (ICSU) e a World Organization Federation for Engenering (WOFE), e o Fair Idea, organizado pelo International Institute for Environment and Development (IIED).
Esses 29 professores participaram de diversas discussões com várias personalidades do meio científico e tecnológico internacional. Entre diversos representantes da PUP estava o Prêmio Nobel de Química (1986) o chinês Yuan-Tseh Lee e presidente do (ICSU). O cientista abrirá o Fórum que reunirá 500 cientistas no Campus da Gávea da PUC-RIO.
Segundo Lee "os cientistas do mundo precisam se reiventar na premissa de que desenvolver não significa necessariamente o que é feito hoje".
Das declarações dos participantes destaca-se a de Fernando Walcacer da área de Direito. "Penso que a ciência cada vez mais se aproxima de uma perspectiva interdisciplinar. A Emergência da questão ambiental tem obrigado ambientalistas, economistas, sociológos etc... a conversarem mais, essa aproximação certamente em muito beneficiará a futuras gerações".
O congresso reconheceu a emergência do antropoceno - uma era geológica marcada pelos impactos da atividade humana sobre a biosfera, deixando os chamados "céticos"sobre as mudanças climáticas cada vez mais isolados.
Presidente do ICSU, Yuan-Tseh Lee concede entrevista para o JORNAL DA PUC
Bibliografia:
Publicação Jornal da Puc em 13 de abril de 2012, pela professora Lilian Saback
http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2664&sid=21