A Riotur, encarregada da decoração da cidade durante a Conferência Rio +20, em vez da tradicional utilização de centenas de galhardetes, faixas e placas, que causam uma poluição visual na cidade, vai inovar, utilizando instalações ecologicamente corretas. Estão previstas três esculturas realizadas com material reciclável e reaproveitável. Além disso, as instalações estarão acompanhadas de mensagens que levem a população a refletir sobre os temas da Conferência.
Uma das esculturas será uma baleia e seus filhotes, construídos com garrafas PET, que poderá ser instalada em Botafogo ou na Lagoa de Marapendi e fará menção à questão dos mares. A mensagem fará referência aos 400 anos que uma garrafa PET leva para se decompor na água.
Outra escultura, provavelmente a ser instalada na Lapa, próximo aos Arcos, será o globo terrestre, também feito com garrafas PET, e a mensagem informará que cada pessoa no planeta produz 335 kg de lixo por ano.
A terceira escultura representará uma “fumaça tóxica”. Será realizada com pneus para lembrar as nuvens negras da poluição decorrente do trânsito. Os pneus serão furados para que não se transformem em criadouros do mosquito da dengue. A mensagem será uma alerta sobre as três toneladas de CO2 que cada carro libera por ano. Esta escultura deverá ser instalada no Aterro, próximo ao local da sede da Cúpula dos Povos.
Todo o material utilizado será reaproveitado, a exemplo do que já foi feito com os produtos de publicidade do Rock in Rio 2011 que viraram sacolas, ou a lona utilizada para peças publicitárias no último réveillon que foram transformadas em estojos escolares para a rede municipal de ensino.
BIBLIOGRAFIA:
Surpresas boas e sustentáveis na publicidade da Rio +20. Jornal O Globo Caderno de Economia/Rio +20. Edição Digital. Sexta, 11/05/2012 às 16:38 hs. Encontrado no site: