Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

BRASIL CRITICA A FALTA DE AMBIÇÃO DA RIO +20

Cerca de 2,8 mil especialistas de todo mundo estão reunidos em Londres para participar da Conferência Planet Under Pressure (“Planeta sob pressão”), a reunião de abertura aconteceu dia 26 de março e  a Conferência vai até o dia 29 (quinta-feira). A Conferência tem como objetivo reunir cientistas da área ambiental para tentar influenciar a pauta de discussões da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio. Uma nova ferramenta vai ajudar os pesquisadores a entender melhor o aquecimento global.
Carlos Joly - representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)- Brasil, fez severas críticas, na reunião de abertura, sobre os preparativos do Brasil para a organização da Rio+20, em junho.  
Joly afirmou: “Esperávamos mais dos documentos e da agenda oficial do encontro. Entendo que não é uma conferência ambiental, mas sim calcada nos três pilares, social, econômico e ambiental. Porém, o que está acontecendo é que clima e biodiversidade, por exemplo, estão de fora da conferência. Está faltando ciência. Estamos perdendo espécies num ritmo sem precedentes, somos um dos países de maior biodiversidade, e não estamos cobrindo isso bem na Rio+ 20. Vale lembrar que não teremos os pilares econômico e social sem o ambiental.”
Para Joly  está faltando peso político à conferência. Países como EUA, União Europeia, China, Japão, não confirmaram presença dos  chefes de estado, presenças importantíssimas nas discussões deste tema. A maioria das confirmações é da América Latina e da África. Para Joly, essa será uma oportunidade única, não podendo esperar mais 20 anos.
Segundo o professor,  o Brasil deveria se empenhar mais, liderando mudanças, estar mais presente. O esforço deve ser de todos para que a Rio+20 não venha a ser um fracasso. Se os chefes de Estado reunidos no Rio de Janeiro em junho de 2012 aprovarem o princípio dos limites na capacidade de suporte da Terra, isso levará a uma mudança de paradigmas que definirá uma nova trajetória para o planeta.
Cristo Redentor foi iluminado de verde para marcar a contagem regressiva para a Rio+20
J. P. Engelbrecht/divulgação/prefeitura /3-6-2011

BIBLIOGRAFIA:

Notícia retirada do jornal O Globo on line, Caderno de Ciências, dia 26/03/2012 às 19:20 Horas


Nenhum comentário:

Postar um comentário