Dia 1º de abril, a cidade do Rio de Janeiro vai receber, pela primeira vez, o passeio ciclístico “World Bike Tour - WBT”. O percurso do evento será de Copacabana ao Aterro do Flamengo, totalizando 11 km de pedaladas.
O World Bike Tour teve início em 2006 e já passou por cidades como Lisboa, Porto, Madri e São Paulo. O objetivo do evento é o estímulo ao esporte saudável, de lazer e também ao uso da bicicleta como um meio de transporte amigo do ambiente. O evento desse ano vai priorizar a divulgação do item segurança no uso desse meio de transporte.
O Subsecretário Municipal do Meio Ambiente, Altamirando Moraes enfatizou que eventos como o WBT incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte em distâncias de até 10 km. Atualmente no Rio de janeiro, segundo o Subsecretário, 4% dessas viagens são feitas em bicicletas e a meta da Prefeitura é elevar para 10% até 2016, ano dos Jogos Olímpicos na cidade.
De acordo com o Diretor do Banco Mundial, Arturo Ardila, a preocupação do Banco é criar uma mobilidade sustentável, seja através do uso de bicicletas ou incentivando a caminhada. Outro aspecto levantado pelo Diretor é a contribuição da bicicleta como transporte de integração.
O passeio ciclístico será o encerramento de um ciclo de atividades incentivadoras e de promoção da vida saudável. Fazem parte do WBT a bicicleta gigante, a volta ao mundo, o seminário internacional e o kids world bike tour. A volta ao mundo consiste numa corrida virtual em duas rodas que pretende percorrer 42 mil quilômetros, o equivalente a uma volta completa em torno da Terra, sem sair do lugar. Os participantes poderão utilizar as 12 bicicletas, sendo 2 handbikes (bicicletas adaptadas para deficientes físicos) e cada bicicleta possui um gerador acoplado de forma a captar a energia das pedaladas. Essa energia, junto com a energia captada pelos painéis de energia solar e eólica, será capaz de abastecer todo o consumo demandado pelo evento relativo à iluminação, som e TVs.
O incentivo à utilização de bicicletas é, atualmente, uma prática mundial, em razão não só de ser uma prática saudável mais, principalmente, por ser um meio de transporte amigo do ambiente possibilitando a melhoria no trânsito das cidades e a redução na emissão de gases poluentes.
PARTICIPE! ADOTE A BICICLETA COMO SEU MEIO (VERDE) DE TRANSPORTE!
Bicicleta gigante, de aproximadamente 8 metros de altura, divulga o evento na Praia de Copacabana (Foto: Perla Rodrigues/G1)
BIBLIOGRAFIA:
Cariocas e turistas fazem “World Bike Tour” virtual em Copacabana. Notícia retirada do site G1.Globo dia 23/03/2012 às 20h18min horas.
World Bike Tour chega ao Rio de Janeiro. Notícia retirada do site do Governo do Rio de Janeiro, dia 23/03/2012 às 20h25min horas
Rio dá início ao World Bike Tour nas areias de Copacabana. Notícia retirada do Jornal do Brasil on line, dia 23/03/2012 às 20h27min horas
Rio recebe volta ao mundo virtual de bicicleta para marcar “World Bike Tour”. Notícia retirada do site G1.Globo, dia 23/03/2012 às 20h31min horas